Tão importante quanto a iluminação é a composição da nossa animação. Se bem que dependendo da iluminação também podemos prejudicar todo o nosso trabalho que fizemos arrumando cuidadosamente o fundo da nossa animação, então a iluminação não seria nem mais, nem menos importante que nossa composição e vice versa, mas sim complementares.
Nessa etapa de produção do nosso Stop Motion e que é também uma etapa da pre produção, pois ao pensarmos em como vamos compor a cena da nossa animação, precisamos pensar nos detalhes que vamos trazer para a composição, desde a escolha das cores dos fundos e até o material dos mesmos, pois dependendo do que vamos estar animando podemos ter o risco de manchar esses fundos durante a animação, como por exemplo, em animações com comida.
Também acontece de as vezes não encontrarmos o fundo na cor que queremos ou precisamos então ao invés de comprar a cartolina ou o fundo de papel fotográfico já pronto, temos a opção de imprimir em gráficas ou ainda de usar placas de mdf e pintar com tinta.
Quando pensamos no fundo do nosso stop motion as possibilidades são as mais diversas, desde estilos mais minimalistas até algo mais lúdico, sempre dependendo da nossa intenção para a nossa animação.
Trecho da minha animação em lip sync declamando uma frase de Willian Shakespeare.
Os Props, que são os adereços, os objetos de cena que muitas vezes não chegam a ter um movimento na nossa animação, dependendo do Stop Motion, também tem uma grande importância e ajudam demais a contar a história e trazer toda a atmosfera que queremos para a nossa cena.
Em animações com bonecos, os props também são os objetos que os nossos personagens podem estar interagindo, como por exemplo, cadeiras onde nossos personagens vão sentar, quadros que estão na parede, livros que estão em uma estante, entre outros objetos que estão na cena.
Ao montarmos a composição é importante pensarmos também na escala de tudo o que vamos estar usando, desde o fundo que precisa ter uma tamanho suficiente para caber no enquadramento da câmera de modo que preencha todo esse enquadramento e ainda tenha alguma sobra para se precisarmos afastarmos um pouco mais a câmera para termos uma melhor profundidade de campo em nossa animação no momento que estamos fazendo os testes de enquadramento.
Além de termos os objetos que vão ser animados em tamanhos menores, pois na câmera muitas vezes os objetos podem parecer maiores do que eles são, trabalhar com props menores do que os objetos, ou produtos que vamos estar animando também traz um maior destaque para o mesmo, o que pode ser muito interessante e até valorizar aquilo que está sendo animado.
Tem vezes também que dependendo do que vamos estar animando, precisamos ter uma área maior para fazer o stop motion, usando papeis ou fundos fotográficos com um tamanho maior e também uma distância maior da câmera e para isso alguns tripes como o C-stand conhecido como tripé girafa ajuda demais na produção da nossa animação pois esse tipo de tripé muitas vezes pode chegar próximo da altura do teto.




Os tipos e os cuidados de diferentes fundos.
Quando eu comecei a fazer stop motion, usei muitas vezes cartolinas, para mim esse tipo de papel é muito bom para ser usado na questão da variedade de cores disponíveis, dependendo é claro de onde você esteja morando. Aqui na Austrália apesar de eu encontrar as vezes uma certa variedade de cartolina, se eu comparar com o Brasil a variedade que temos desse papel em cidades como São Paulo e Jundiaí em grandes papelarias e casas de artigos para arte, com certeza a variedade vai ser muito limitada.
Apesar de ser um material, muito bom para se trabalhar na questão de cores para o fundo da animação, a cartolina também tem suas desvantagens na questão da durabilidade e também de poder manchar ou sujar com certa facilidade.
Por aqui muitas vezes acabo cortando partes das cartolinas que ja usei para os fundos, para reutilizar na confecção de props ou personagens de papel até detalhes menores que vou usar na construção de um cenário.
Não é difícil acharmos para comprar online outros tipos de papeis que são usados como fundo fotográficos, e que atualmente são os meus favoritos para as composições dos meus Stop Motions.
São papeis dupla face sempre com variedade de cores e também de texturas como madeira, mármore entre outras, geralmente não reflete a luz da câmera e também são a prova d’água o que é ótimo para quando vamos animar com comida ou massinha a óleo que são materiais podem manchar, então podemos limpar esse tipo de papel com um pano úmido ou um álcool gel, por exemplo.
Independente do papel que vamos estar usando no fundo da nossa animação, é muito importante termos cuidado no armazenamento do mesmo, então as vezes ter uma pasta daquelas de arquitetura ou portfolio de arte para guardar os papeis pode ser uma opção, assim como também deixar os papeis em pé em alguma fresta de armário de um jeito que esse papel não venha a se dobrar pode ser uma alternativa.
Outro detalhe que também faz diferença quando estamos animando é prendermos o fundo de papel que estamos usando na mesa, com alguma fita adesiva ou também com aquelas massinhas adesivas multi tack ou ainda algum prendedor. Isso evita que o fundo se mexa enquanto estamos fazendo os movimentos em nossa animação.
É também para que tenhamos uma animação estável que evitamos usar tecido como fundo no stop motion, pelo menos na area onde vamos estar fazendo o movimento dos objetos, por isso se queremos muito usar um tecido na nossa composição o ideal é que esteja em algum canto, em alguma parte da composição onde não vai ter o objeto se movimentando em cima desse tecido, o que também pode resultar em uma animação tremida pelo tecido, dependendo do tipo, se mexer com muita facilidade.
Tecidos mais pesados poderiam ser uma opção, mas não é muito recomendado e precisa ter um extremo cuidado, por isso que vejo o tecido mais como algo que possa ser usado apenas em alguns detalhes da composição.
Outro material muito legal para usar em composições, principalmente em animações com comida, são aqueles azulejos adesivos, geralmente são vendidos online por unidade ou conjunto de quatro peças. Já usei em algumas animações por aqui e ao meu ver esse tipo de fundo traz um charme e um realismo para as composições, principalmente quando pensamos no ambiente que queremos recriar em nossa cena.
E também outro fundo que nunca testei mas acaba sendo um truque fotográfico, por tanto também pode dar muito certo no Stop motion, é usar um monitor com a imagem de um ambiente ou fundo específico, dependendo do enquadramento da câmera e dos props que usamos na frente do monitor, também é uma opção para usarmos em nossas animações, mas sempre lembrando de buscar imagens em banco de imagens gratuitos na internet livres de direitos de uso. A Carol Gonzales da Maria Marcolina filmes nesse post mostra uma composição feita dessa maneira.


E por falar em indicações…
Eu amei esse stop motion que a animadora Marielen Cestari fez ao ar livre.
Sou apaixonada por esse stop motion que a animadora Alice Loveday fez para anunciar o seu bootcamp de conteúdo de verão.
Achei incrível esse por trás das cenas dessa animação com pixilation do Ben Treat do perfil Frantic frames.
Tenha uma ótima semana e até a próxima.
Abraços, Luciana.
Quer ler as edições anteriores? Clique aqui.