Em alguma edição anterior já comentei bem brevemente sobre o Animatic, que dizendo de um modo bem simples, seria a animação em 2D do storyboard que planejamos para o Stop motion.
Nunca tinha pensado nisso como parte do processo do planejamento das minhas animações e nem fazia ideia de como fazer um animatic, mas foi quando comecei a fazer animações mais complexas que senti a necessidade de ter essa etapa no planejamento.
Muitas vezes visualizar uma ideia, e o que planejamos no roteiro, acaba sendo difícil. Fazer um storyboard já ajuda demais a definirmos como vai ser o enquadramento se vamos ter algum movimento de cena, como que a personagem está posicionada e outros detalhes que vão estar em cena. Mas no cálculo de quantos frames vamos precisar exatamente para animar, as vezes ainda ficamos na dúvida se o que estamos estimando vai realmente dar certo ou se ainda precisaríamos de mais frames para que a animação fique com o timing que queremos. E então é aqui que entra o animatic.
O animatic não precisa ser complexo e ter exatamente todos os detalhes da cena da minha animação. As vezes faço o animatic para visualizar se vai dar certo o ciclo de caminhada ou se vai ser preciso ter mais frames para que a cena não seja tão rápida, então desenho uma cena mais simples de fundo e tenho um foco maior no desenho do ciclo de caminhada da personagem onde desenho apenas algumas posições e não o todo.
Não é sempre que eu faço animatics, como também não é sempre que faço storyboards, tem vezes que a animação é bem simples e quero fazer apenas para um treino de movimento, então ter um croqui, um desenho, bem rascunhado da cena e um roteiro bem simples do que vai acontecer e a ordem que vou estar fazendo os movimentos e como será a movimentação, já é o suficiente para que eu consiga visualizar meu stop motion e poder animar.
Mas em projetos onde trabalhamos com outras pessoas o animatic pode trazer de uma forma mais clara como vai ser o stop motion, já que ver a versão 2D da animação ajuda demais algumas pessoas que podem ter dificuldade em visualizar o planejamento apenas no storyboard. Quando planejei e animei o video clipe Without you de Marco Selvaggio, o animatic foi de extrema importância para checar se a quantidade de frames que eu estava planejando para a cena iria dar certo na sincronização da mesma.

O storyboard ou photoboard como ponto de partida e o processo do desenvolvimento dos meus animatics.
No desenvolvimento do animatic o storyboard acaba sendo uma etapa importante e que acaba vindo primeiro, mas nos casos em que não temos habilidade com o desenho podemos fazer um photoboard onde usamos fotos dos elementos que serão animados para mostrar como será o nosso stop motion, desde as cores e props que vão fazer parte da composição da cena e até como o elemento principal estará posicionado em cada parte da animação. Acaba sendo bem semelhante, ao meu ver, a uma colagem digital por exemplo.
Então quando fazemos o animatic a partir do Photoboard, aproveitamos essas fotos que usamos no planejamento, para animar no 2D.
No meu processo eu gosto muito de fazer o storyboard, então usando o software Procreate, que já era o software que eu usava nas minhas ilustrações digitais antes de começar a fazer stop motion, a partir do que eu já desenhei para o storyboard eu duplico esse arquivo, separo os quadros e então eu faço a animação 2D aproveitando parte dos desenhos que já estão feitos e complementando com outros desenhos para dar o movimento as imagens.


Nem sempre eu finalizo com cores o animatic, muitas vezes acabam ficando como um rascunho animado mesmo, apenas para referência de movimento, desse modo acabo levando menos tempo nessa parte do planejamento mas ainda assim conseguindo ter uma noção se estou no caminho certo da minha ideia.

Tem vezes que eu faço o animatic do movimento de algum personagem e isso também acaba servindo como base para o recorte para as animações com papel. Nesse caso não desenho detalhes do cenário, apenas os movimentos do ciclo de uma caminhada ou até ciclo de voo como foi o caso quando animei um morcego para uma animação de halloween.
E por falar em indicações…
Eu amo as ilustrações digitais e animações 2D da artista Bia Daga, e ela tem um tutorial incrível sobre animação no software Procreate Dreams no canal dela do YouTube. Vale muito a pena ir lá assistir.
Estou apaixonada por essa animação que o animador Kevin Parry fez usando 500 desenhos.
Fiquei encantada por esse animatic que os animadores Eleanor Evans e Giovanni Aguilar fizeram para o vídeo clipe Imagine.
Nesse post trago mais um dos animatics que fiz para o video clipe Without you de Marco Selvaggio.
Tenha uma ótima semana e até a próxima.
Abraços, Luciana.
Quer ler as edições anteriores? Clique aqui.
Lu eu queria muito começar na questão da animação. Existe algum software gratuito para animação 2d Cutout ?