Podemos dividir o processo da animação de Stop Motion em três etapas: a pré produção, a captação dos frames e a pós produção.
O tempo de cada etapa pode variar muito de acordo com a técnica escolhida para a animação, e por isso tem vezes que podemos passar horas ou dias em alguma parte de um, ou em cada um, desses processos.
A pós produção do Stop Motion é o momento onde adicionamos efeitos sonoros, música e também fazemos a correção da cor e a nitidez. Em animações mais complexas podemos ter também a limpeza do rig e em alguns casos podemos acrescentar alguns efeitos como o fade out (que é quando a tela vai escurecendo até ficar tudo preto) ou até um zoom.
Quando eu comecei a fazer minhas animações, eu costumava animar com o celular e até um tempo depois, mesmo tendo comprado o Dragon frame, eu ainda usava a câmera do meu celular conectada ao software.
Ao conseguir comprar minha câmera fotográfica, uma Cânon RP, percebi uma melhora enorme na qualidade das minhas animações, mas continuava fazendo a pós produção nos apps Cap Cut e InShot ( para efeitos sonoros e música) e para a limpeza de rig, quando precisava, usava o software Procreate.
Foi quando um fotógrafo, me chamou a atenção para a nitidez dos meus stop motions, comentando que pela câmera e lente que eu uso a qualidade deveria estar melhor, percebi que de alguma maneira minhas animações perdiam a qualidade ao serem postadas nas redes sociais.
O motivo que poderia estar causando essa perda eram os vários apps que eu usava para a pós produção, segundo outro amigo meu, também animador, seria o fato de cada app que usamos reduzir um pouco a qualidade do vídeo no momento em que salvamos ou exportamos o mesmo. Nesse caso então as minhas animações poderiam estar perdendo o dobro ou o triplo da qualidade pois eu estava usando sempre dois ou três apps, exportando e passando a animação de um app para o outro.
Meu olhar acostumado ao ver o resultado das minhas animações como costumava ser, não conseguiu perceber esse detalhe da nitidez; já o fotógrafo com o olhar bem mais afiado por anos de estrada percebeu esse fato.
E isso me levou a procurar uma solução acessível a minha realidade, já que pagar para usar um software da Adobe estava fora do possível para mim, comecei a usar a versão gratuita do software Davinci resolve para IPad onde depois de trabalhar as limpezas de rig no Procreate e juntar os efeitos sonoros e as músicas nos outros apps, acabo finalizando a pós produção no Davinci que ao salvar e exportar minha animação mantém uma boa qualidade da nitidez.
Apesar de eu ainda usar outros apps para colocar música e efeitos sonoros, quando eu trabalho com o Davinci resolve eu só importo a música com os efeitos sonoros para o software e então tem sido como se eu estivesse reduzindo o número de vezes que a animação está sendo exportada até chegar no resultado final.

Softwares para se trabalhar.
O mais comum quando estamos aprendendo sobre a pós produção da animação é ouvir falar sobre os softwares da Adobe, o After Effects e o Première, que geralmente são os mais usados, mas para mim eles acabam não sendo acessíveis, no momento, pelo valor da assinatura.
Ao longo desses anos animando, acabei desenvolvendo a minha técnica de fazer a limpeza de rig por exemplo, no software Procreate que por ter o pagamento apenas no momento da compra e não ter que se preocupar com assinatura mensal ou anual, acabou sendo a melhor opção para mim. Ao observar como outros animadores faziam a limpeza usando o Photoshop, acabei percebendo que poderia fazer de uma maneira similar usando o Procreate.
Ultimamente a minha pós produção está sendo dividida em dois softwares então, o Procreate, para quando tem limpeza de rig ou alguma preparação dos frames para o Chroma-key, e o Davinci resolve, que acaba sendo usado para correção da cor, nitidez, juntar a música e efeitos sonoros e também posso acrescentar alguns efeitos de vídeo como o zoom in ou o fade out. Nesse vídeo mostrei um pouco de processo de como eu fiz a limpeza do rig de uma animação recente que fiz com a personagem de feltragem
Para técnicas de animação em mídia mista, depois de animar o pixilation ou fazer um vídeo em hyperlapse, gosto muito de trabalhar com o software Procreate Dreams, que um pouco diferente do Procreate, acaba tendo um foco muito maior em animação e tem algumas outras ferramentas com a possibilidade de animar por key frame, por exemplo, e até podemos adicionar música. Uso então esse software para trabalhar com a rotoscopia ou fazer animação 2D em cima do vídeo.
Também não posso deixar de colocar na lista os apps que ainda para mim são uma opção bem prática para se trabalhar na pós da animação em qualquer lugar que estejamos com o nosso celular, o que torna possível para mim adiantar algumas etapas no caminho do meu trabalho, quando passo quase uma hora e meia dentro do trem. Então usando o app CapCut, gosto muito de adicionar os efeitos sonoros e a biblioteca de efeitos desse app é bem variada. Enquanto no app InShot, gosto muito de acrescentar músicas que baixei de alguma plataforma de banco de som, ultimamente tenho baixado algumas músicas pela Pixabay que traz músicas royalty free para uso em projetos pessoais.


E por falar em indicações…
Amei demais esse vídeo em que a Carol Gonzales da Maria Marcolina filmes comenta sobre como foi uma produção de animação de Festa Junina em uma das técnicas de Stop Motion pela qual sou muito apaixonada, que é a animação no Vidro multi plano.
Encantada por toda a estética do curta Slow Light de by Katarzyna Kijek e Przemystaw Adamski que traz uma mensagem bem forte sobre estar preso ao passado.
Estou apaixonada pelas ilustrações animadas com papel da artista Patricia Armada.
Ainda sobre o uso do software Procreate na pós produção, nesse vídeo mostrei como trabalho com a técnica de Chroma-key, usando também o app CapCut.
Tenha uma ótima semana e até a próxima.
Abraços, Luciana.
Quer ler as edições anteriores? Clique aqui.