Quando comecei a usar o software Dragon frame, em meados de 2021, uma ferramenta que me ajudou muito no processo de animação foram as linhas guias e o editor de incrementos que basicamente possibilita desenhar no software linhas retas, redondas ou curvas, ou de qualquer outro formato e então no editor selecionar o número de frames que serão usados para o movimento e ajustar num gráfico a distância entre os frames.
As linhas guias definem então o caminho que o objeto que estamos animando vai percorrer, se vai entrar em cena e ir até o ponto que termina o movimento, seguindo uma reta ou se será um movimento que fará uma curva, ou então se vai estar girando, e a distância dos frames que conseguimos determinar no editor de incrementos, é o que define todo o timing do movimento, a aceleração ou desaceleração, se vai ser um movimento mais rápido a distância entre os frames é maior, se vai ser mais devagar então a distância entre os frames vai ser menor. Ainda no editor conseguimos ter uma prévia de como esse movimento vai ficar com a função de play onde temos uma bolinha que aparece na tela e mostra como tudo o que definimos vai ficar na prática.
Animar fazendo todo esse planejamento com as linhas guias tornou o movimento no meu Stop Motion bem mais fluido, pois as vezes quando animamos movendo o objeto sem muito planejamento, sem uma linha para nos guiar podemos perder um pouco a noção do quanto vamos mover o objeto de um frame para o outro, é claro que com a prática vamos tendo um pouco de noção e fluidez nas nossas animações e ainda temos outras ferramentas que vão ajudando a visualizar como o movimento está ficando ou o quanto movemos de um frame para o outro antes do frame ser capitado, como a camada de cebola por exemplo, onde vemos o frame anterior ao mesmo tempo que visualizamos o frame atual, mas o uso das linhas guias acaba sendo bem importante no planejamento de movimentos mais complexos onde vamos ter vários elementos em cena se movimentando ao mesmo tempo.



As linhas guias também são uma ótima ferramenta para o planejamento da animação de lettering, sendo possível fazer todo o desenho das letras no software e então posicionar cada letra no exato local que pensamos para o nosso stop motion, conseguindo dessa forma deixar a composição com um melhor enquadramento, sem o risco das letras ficarem tortas ou com uma distância diferente entre sí, a não ser que seja proposital a assimetria.
Sempre pensei que a ferramenta de linhas guias estivesse presente apenas no software Dragon frame, e uma vez ao precisar animar usando o app Stop Motion Studio a solução que encontrei para a falta dessa ferramenta foi desenhar a linha guia em um pedacinho de acetato transparente e grudar na tela do celular, já que era uma animação que envolvia movimento de cenário e todas as casas teriam que se mover em um movimento constante sempre com a mesma distância. Mas algum tempo depois descobri assistindo uma aula de animação que a ferramenta de linhas guias também existe no app Stop Motion Studio.
Então em movimentos de cena as linhas guias são bem importantes, ainda mais quando fazemos esse movimento de maneira manual, movendo o cenário ou elementos da composição da nossa animação, por ser um movimento constante com a mesma distância entre os frames, se fizermos o movimento do cenário em uma distância diferente a cada frame além do movimento não ficar fluido o resultado pode causar um estranhamento. No caso de movermos o tripé da câmera para fazer o movimento de cena, o que é possível também mas com toda a precisão para mover o tripé exatamente na mesma direção, uma alternativa também é termos de alguma forma essa linha guia desenhada no chão com uma tira de cartolina, por exemplo, o que ajuda a direcionar nosso tripé, alguns animadores colocam a câmera apoiada na mesa e desenham essa linha guia também na própria mesa para fazer o movimento de cena movendo a câmera ao invés do cenário.
As linhas de ação nas animações de mídia mista.
Diferente das linhas guias que definem o caminho que o objeto vai percorrer, mas não aparecem na animação, sendo desenhadas na tela do software ou app apenas como referência, as linhas de ação enfatizam ainda mais o movimento e são desenhadas frame a frame na pós produção principalmente em animações de mídia mista.
Venho usando o software Procreate Dreams para desenhar linhas de ação nas minhas animações, gosto muito de colocar essas linhas nos meus pixilations, nos vídeos em hyperlapse com mídia mista, e nessa semana experimentei também em um stop motion com boneco para dar mais ênfase no movimento de um avião de papel presente na animação.
O processo de desenhar essas linhas no Procreate Dreams é bem prático, pois adicionamos um track acima do track do video que vamos adicionar as linhas e então vemos o vídeo frame a frame enquanto vamos desenhando por cima, um processo mais simples do que no software Procreate onde temos que adicionar uma camada acima de cada camada (cada frame do video) então agrupar essas camadas, e para ver como a animação está ficando temos que habilitar a assistência de animação.


Outra característica que venho observando das linhas de ação é que elas geralmente aparecem desenhadas na cor branca, acredito que não seria uma regra, penso que talvez seria pela cor branca ser um pouco mais neutra, mas já desenhei linhas na cor amarela para dar mais destaque em uma das minhas animações.
Um detalhe que também deixa essas linhas de ação ainda mais interessantes, é adicionarmos como se fosse um rastro no final das linhas, o que nada mais é do que um tracinho menor ou um pingo, e passa a sensação de que a linha está movendo bem mais rápido que chega ao ponto de se desfazer pelo caminho. Começar com a linha bem curtinha e depois ir alongando o seu tamanho, finalizando a linha em um tamanho menor também traz ênfase para o movimento da linha de ação.
Trecho do meu pixilation em mídia mista com algumas linhas de ação.
E por falar em indicações…
Amei demais essa aula da diretora de animação e ilustradora Giulia Martinelli na plataforma Skillshare, foi nessa aula que aprendi como animar linhas de ação usando o software Procreate Dreams.
Achei incrível esse pixilation da animadora Emily do Huddl Studio.
Estou apaixonada por esse stop motion em feltragem da animadora e artista de feltragem Andrea Love.
Você também pode ouvir as edições passadas da E por falar em Stop Motion na Spotify, quase sempre tem episódios todas as quintas feiras por lá, exceto nessas semanas que estou reajustando minha rotina agora que estou de volta a Austrália depois de oito meses no Brasil.
Tenha uma ótima semana e até a próxima.
Abraços, Luciana.
Quer ler as edições anteriores? Clique aqui.